quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Projeto cantinho da leitura


 Não existe alguém...
Que nunca teve um professor na vida ,assim como não há ninguém que nunca tenha tido um aluno.
Se existe analfabetos, provavelmente não é por vontade dos professores.
Se existem letrados, é porque um dia tiveram seus professores.
Se existe premios nobel, é porque alunos superaram seus professores.
Se existe grandes sábios, é porque transcederam suas funções de professores.
Quanto mais se aprende, mais se quer ensinar.
Quanto mais se ensina, mais se quer aprender.
[Içami Tiba]
Alunos: E.E. Tancredo de Almeid Neves.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

DIZES QUE SOU O FUTURO

Dizes que sou o futuro,
Não me desampares no presente.
Dizes que sou a esperança da paz,
Não me induzas à guerra.
Dizes que sou a promessa do bem,
Não me confies ao mal.
Dizes que sou a luz dos teus olhos,
Não me abandone ás trevas.
Não espero somente o teu pão,
Dá-me luz e entendimento.
Não desejo tão só a festa do teu carinho,
Suplico-te amor com que me eduques.
Não te rogo apenas brinquedos,
Peço-te bons exemplos e boas palavras.
Não sou simples ornamento de teu carinho,
Sou alguém que te bate à porta em nome de Deus.
Ensinam-me o trabalho e a humildade, o devotamento e o perdão.
Compadece-te de mim e orienta-me para o que seja bom e justo.
Corrija-me enquanto é tempo, ainda que eu sofra…
Ajude-me hoje para que amanhã eu não te faça chorar.
( Meimei )

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

O Sábio

Conta a lenda, que um velho sábio, tido como mestre da paciência, era capaz de derrotar qualquer adversário. Certa tarde um homem conhecido por sua total falta de escrúpulos apareceu com a intenção de desafiar o mestre. E o homem não poupou insultos....Chegou até a jogar algumas pedras em direção ao sábio, cuspiu e gritou todos os tipos de ofensas. Durante horas ele fez de tudo para provoca-lo, mas o sábio permaneceu impassível. No final da tarde, já exausto e sentindo-se humilhado, o homem deu-se por vencido e foi embora...
Impressionados, os alunos perguntaram ao mestre como ele puderia suportar tanta indignidade. Aí o mestre perguntou:
- Se alguém chega até você com um presente e você não o aceita, a quem pertence o presente?
- A quem tentou entrega-lo. Respondeu um dos discípulos.
- O mesmo vale para a inveja, a raiva e os insultos. Quando não são aceitos, continuam pertencendo a quem os carregava! A sua paz interior e o seu equilíbrio emocional dependem exclusivamente de você. Ninguém pode lhe tirar. Só se você permitir.

Os três porquinhos

Era uma vez três porquinhos que saíram da casa dê sua mãe, cada um construiria sua casa o primeiro porquinho construiu a casa de palha o lobo veio e assoprou derrubando, então ele correu para a casa de seu irmão, pois a casa de seu irmão era segura ele tinha feito de galhos muito fortes o lobo jamais a derrubaria, mas o lobo veio e assoprou, assoprou e lá se foi a casa para o chão então os dois saíram correndo e gritando para a casa do seu terceiro irmão, esse era mais caprichoso e menos preguiçoso porque ele havia construído a sua casa de tijolos essa sim o lobo jamais derrubaria com o seu assopro, mesmo assim o lobo assoprou, assoprou, mas ela não caiu pois os tijolos eram fortes. O lobo ficou com muita raiva e disse eu vou pegar vocês, e tentou subir pela chaminé, mas o fogo estava aceso e ele saiu de lá todo sapecado e foi embora correndo e nunca mais voltou, e os porquinhos viveram felizes para sempre.

Aluno Fagner pereira da silva 3ªfase do I ciclo E.E.TANCREDO DE AMLMEIDA NEVES.      http://www.contandohistoria.com/ostresporquinhos.htm

A história que eu ouvi


Finalmente chegou o tempo em Hércules deveria cumprir os seus doze trabalhos o que faria dele um Deus, um desses trabalhos era matar o leão de nemeia o qual foi determinada por Euristeu  ele pediu ao seu primo que matasse o leão de nemeia uma terrível besta cujo o couro era invulnerável a qualquer arma  e vinha assustando toda a população da cidade e assim fez Hercules. Quando ele chegou a cidade de nemeia não conseguiu achar ninguém que lhe dissese onde encontraria o terrível leão,  pois este tinha devorado todos em seu caminho, então  Hercules começou a caçar a tão temível fera e acabou descobrindo o seu esconderijo e lá ficou a sua espera quando o leão voltou Hercules percebeu que ele vinha de sua caçada matinal, sua juba estava suja de sangue. Hercules disparou sua flecha contra ele, mas nada aconteceu e continuou atacando com suas armas, mas nenhuma delas o acertou, o leão saiu correndo e escondeu dentro da caverna, Hercules o seguiu e agora sem nenhuma arma ele atacou o leão  com suas próprias mãos  pois não lhe restava mais nada para fazer, ele agarrou o leão e sufocou ate a morte.  Quando Hercules voltou a Tebas usando a pele do leão como armadura o rei quase desmaiou, da próxima vez disse a Hercules basta você me avisar que compriu o serviço não precisa vir aqui pessoalmente, pois temia que Hercules pudesse dar a ele o mesmo destino do leão.

Aluno Fabrício Daniel Carvalho bello 3ª fase do I ciclo. E.E. Tancredo de Almeida Neves [professora Silda]





terça-feira, 9 de agosto de 2011

OS TRÊS DESEJOS


Os três desejos

          Era uma vez um lenhador que morava com sua esposa em uma pequena cabana na floresta. Eles eram pobres, porém muito felizes... Amavam-se muito. Eles sempre costumavam dividir tudo o que tinham com quem batesse à sua porta.
          Certo dia, o lenhador teve que trabalhar na floresta. Sua mulher ficou cuidando da casa e apareceu um velho à porta. Ele disse estar muito faminto e a mulher tinha pouca comida em sua casa. Mesmo assim, dividiu com ele.O velho comeu com vontade e disse:
 Deus me enviou até sua casa para testá-la. Você e seu marido sempre dividem as coisas que têm com outras pessoas. Deus quer lhes dar um presente especial por causa de sua generosidade.
          - E qual é esse presente?
          - Você e seu marido podem fazer três desejos, que eles se tornarão realidade.
         - Gostaria tanto que meu marido estivesse aqui para ouvir isso... – disse a mulher, transbordando de felicidade.
          Em um minuto, seu marido estava lá. Seu primeiro desejo havia se tornado realidade.
          - O que aconteceu? – perguntou o lenhador – Eu estava na floresta e agora estou aqui!
          Sua mulher o beijou e explicou tudo o que havia acontecido. Ele ouviu a história e ficou furioso. Logo, começou a gritar com a mulher.
          - Você gastou um de nossos desejos! Agora, só temos dois sobrando. Você deveria ter orelhas de burro!
          No mesmo instante, as orelhas de sua esposa começaram a crescer. Elas se transformaram em grandes orelhas de burro. A mulher começou a chorar e seu marido se
Orelhas de burro. A mulher começou a chorar e seu marido se sentiu muito mal pelo que havia dito.
          - Vocês nunca tinham gritado um com o outro antes. Vocês ficaram diferentes. – disse o velho – Vocês sabem que têm o poder de enriquecer. Ainda há um desejo. Vocês querem ser ricos? Talvez queiram ter roupas bonitas?
          - Só queremos ser felizes novamente, como éramos antes. – disse o lenhador.
          As orelhas de burro desapareceram. O lenhador e a esposa ficaram muito felizes.
          - Pessoas pobres também podem ser felizes. Há muitas pessoas ricas que são infelizes. Deus irá lhes dar a maior felicidade que um casal pode ter. – disse o velho antes de partir.
          Poucos meses depois, a mulher engravidou e o casal teve um lindo bebê. A família do lenhador viveu feliz para sempre.

RESUMO DO LIVRO PRIMO BASILIO

Resumo do livro o primo Basílio

Autor Eça de Queirós

Escrita por um dos maiores escritores a obra o primo Basílio trata-se de um episodio doméstico.

   O episodio começa com Jorge engenheiro formado e com uma boa posição social e financeira para os padrões da época.
   Jorge está preocupado por que dentro de poucos dias terá que partir para as minas de Évora até são domingos, provavelmente passaria um bom tempo longe da mulher Luisa, então ele começa pensar  de como conheceu e que já havia passado três anos e como foram maravilhosos.
De repente Luisa se mostra eufórica ao ver uma noticia no jornal dizendo que seu primo Basílio de Brito estava de volta a Lisboa depois de um bom tempo que passara viajando pela Europa, cujo no Brasil havia feito fortuna.
    Logo depois da noticia dada por Luisa  Jorge parte para a cidade e ela fica pensando em Basílio que foi seu primeiro namorado na juventude, mas que havia deixado para tentar fortuna no Brasil , segredo a qual ela nunca havia revelado a Jorge .
  Envolvida em seus pensamentos Luisa se depara com Juliana sua criada que veio lhe avisar, sua amiga Leopoldina havia chegado mulher a qual Jorge não morria de amores, Jorge achava que dona Leopoldina não era boa companhia para Luisa seus relacionamentos inconstante já lhe rendera vários casamentos Jorge não queria uma pessoa como essa perto de sua mulher.
Ele costumava receber em sua casa diversos amigos entre eles o senhor julião zuzarte um parente afastado e por quem Jorge tinha um grande apresso.
   O conselheiro Acácio também freqüentava as reuniões entre amigos que Jorge fazia, contudo essas reuniões não voltariam acontecer por aqueles dias Jorge viajaria na manhã seguinte para as minas.
Após a viagem de Jorge cansada de ficar em casa sozinha Luisa decide ir visitar sua amiga Leopoldina mesmo sabendo que isso não agradaria seu marido. Passado doze dias que Jorge havia partido Luisa recebe uma visita surpreendente um homem com aparência estrangeira veio procurá-la ao ver aquele homem Luisa logo o reconheceu se pois afirmar que ele seria o seu primo Basílio após alguns instantes paralisados um olhando para o outro Luisa convida Basílio a entrar e começam a falar sobre seus tempos de criança, e sobre seus destinos. Depois de uma longa conversa Basílio se despede  de Luisa e sai da cidade o encontro de Luisa com Basílio não seria o único e por pior das hipóteses havia despertado neles o amor da juventude .
Em um desses encontros Luisa se deixa seduzir por ele revivendo aquele amor do passado, ela começa trocar correspondências com Basílio uma dessas cartas é encontrada pela criada Juliana que começa a fazer  chantagem, Luisa sem saber o que fazer decide por um fim em seu romance com seu primo,.logo após a volta de Jorge das minas Luisa começa a adoecer por um sentimento de culpa por haver traído seu marido e ao mesmo tempo por ter perdido seu amor da juventude, após uma longa enfermidade Luisa acaba morrendo, Jorge fica sozinho e Basílio ficou indiferente com a noticia.
       
ELIAS GONÇALVES FRANÇA 2ª ANO ''A'' E.E.TANCREDO DE ALMEIDA NEVES

sexta-feira, 29 de julho de 2011

PLANEJANDO UMA ATIVIDADE COM HIPERTEXTO OU INTERNET


Nessa atividade escolhi planejar uma aula sobre o escritor Eça de Queirós, devido ser um dos autores mais conceituado, e suas literaturas são as mais procuradas pelos alunos da escola. Para apresentação desta aula utilizaremos os Links relacionados abaixo:

EÇA DE QUEIRÓS

Biografia:


Obras:







Frases e Pensamentos:






terça-feira, 26 de julho de 2011

Quem sou como professor e aprendiz

Diante dos desafios tecnológicos temos que buscar novos conhecimentos para melhorar nosso ensino – aprendizados e devemos estar sempre atentos às mudanças, e para que isso aconteça temos que buscar novos conhecimentos, e sempre inovando nossa prática pedagógica para que possamos acompanhar o desenvolvimento de nossos alunos, e com isso trocar experiências e novos conhecimentos, porque apenas conhecer os recursos tecnológicos não e suficiente para as transformações da prática docente, precisamos saber usar gradativamente os programas softwares, ofertados pelos avanços da tecnologia. Nos professores somos formadores e não podemos deixar de contribuir para o desenvolvimento intelectual e como tal é essencial que preparamos nossos alunos para atuar na sociedade com autonomia e segurança e com tudo isso não devemos ficar alheio a esses conhecimentos devemos buscar cada dia mais, para que possamos estar preparados pra enfrentar novos desafios que aparece todos os dias no mundo das tecnologias.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

O que é Hipertexto


O que é Hipertexto
Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda a informações que estendem ou complementam o texto principal.http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto


                                                                                                                           
hipertexto vem auxiliar o ser humano na questão da aquisição e assimilação do conhecimento, pois tal como o cérebro humano, ele não possui uma estrutura hierárquica e linear, sua característica é a capilaridade, ou melhor, uma forma de organização em rede.      
 http://www.infoescola.com/informatica/hipertexto/


O termo hipertexto foi criado por Theodore Nelson, na década de sessenta, para denominar a forma de escrita/leitura não linear na informática, pelo sistema “Xanadu”. Até então a idéia de hipertextualidade havia sido apenas manifestada pelo matemático e fisicoVannevar Bush através do dispositivo “Memex.

http://www.infoescola.com/informatica/hipertexto/

Snyder (1996) aponta para os fatos de que: o texto eletrônico depende de uma tecnologia emergente, sujeita as constantes transformações; a boa utilização do hipertexto passa por um conhecimento da máquina para que sejam devida e corretamente explorados os seus recursos -com certo conhecimento da gramática da tela que oriente a escrita para que seja mais adequada ao meio que a torna possível.
http://www.unicamp.br/~hansc/mh/educ.html
.     Concordo com snyder que uma boa utilização dos hipertextos deve passar por um grande conhecimento só assim ele permite ao leitor decidir o rumo a seguir na sua viagem pela leitura, tornando o tempo e o espaço, em relação à construção textual atrativa e com muito mais conteúdo.

Sugestão de Aula


Sugestão de Aula

Modalidade/Ensino fundamental/Literatura
Componentes curriculares: Interpretação e Escrita.
O que o aluno poderá aprender com esta aula:
 ■Utilizar a Literatura Infantil l visando lazer e aprendizagem;
■Produzir textos coerentes sobre o tema, com estrutura completa: introdução, desenvolvimento e conclusão;
■Utilizar os recursos existentes como internet biblioteca laptop do Projeto UCA, visando construir novos conhecimentos relativos ao tema da aula.
 Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – Três (3) atividades de 60 minutos cada uma, nessa atividade é importante que os alunos tenham conhecimentos prévios do conteúdo e sejam capazes de expor suas ideias com coerência, clareza e objetividade.
A literatura infantil permeia todo o processo de construção da leitura, portanto, sua importância dentro da escola é indiscutível. Contudo, vale lembrar que o trabalho não se limita a ler histórias, é preciso preocupar-se com a qualidade da leitura, adequada à faixa etária e, sobre tudo, estimular os alunos para o momento da leitura em sala. Sabemos que existem produções de qualidade para crianças, dando muitas possibilidades de desenvolver um bom trabalho.
Nesse contexto, percebem-se quanto os alunos podem aprender vivenciando as histórias infantis ou refletindo sobre elas e ainda possibilita que as crianças consigam ligados. Nesse sentido, a literatura é arte; fenomeno de criatividade que representa o mundo, o homem, a vida, atraves da palavra. Funde os sonhos e a vida pratica o imaginario e real possivel/impossivel realizasão [coelho, 1986, p. 27].

Percepções ao navegar em Hipertexto

Percepções ao navegar em Hipertexto

Achei muito importante ao navegação pelo hipertexto tive vários conhecimentos, foi muito importante para o meu trabalho saber mais sobre a navegação em campos variados e ao mesmo tempo buscar novos conhecimentos para o meu dia-a-dia esse novo aprendizado veio facilitar o meu trabalho e também de agora em diante navegar com mais segurança esse tipo de hipertexto esclareceu com precisão as duvidas que existiram no decorrer da leitura onde pode ganhar tempo facilitando assim a pesquisa  haja visto que na sociedade atual é de fundamental importância a aquisição de conhecimentos pois os mesmos avançam a cada dia a passos largos e o educador precisa buscar essa interação, sendo essa ferramenta a forma mais rápida.